Galápagos anuncia mudanças nas políticas de controle de qualidade
Consumidores que adquiriram o jogo Nemesis receberão atualizações no produto
Visando a elevação do padrão do controle de qualidade a nível internacional, a Galápagos apresenta mudanças nas políticas para seus produtos. O anúncio é resultado de um trabalho interno envolvendo frentes de processos, contratações, revisões de estrutura e de fornecedores para entregar um sistema de alta eficiência e transparência que aumentará a troca entre a editora e os consumidores.
A política passa a valer imediatamente e os resultados do novo sistema começam a ser sentidos já no primeiro semestre deste ano. Contudo, é importante lembrar que o processo leva em consideração avaliações tanto internas quanto com estúdios, e isso faz com que alguns acertos feitos hoje venham a impactar o consumidor somente daqui a alguns meses. Muito mais que uma revisão de processo, o trabalho que vem sendo feito visa não só resolver problemas recentes, mas criar uma política que garanta longevidade ao atingir e manter um alto nível de precisão no controle de qualidade.
Uma das mudanças nas políticas é o lançamento da Central de Report. O novo canal garante ao consumidor o acesso direto a eventuais correções de produtos distribuídos pela Galápagos, por meio de erratas oficiais elaboradas e disponibilizadas com mais rapidez, além de atualizações claras quanto a soluções que podem ser executadas de muitas formas, inclusive com a reimpressão de componentes originais.
O processo prevê que o feedback do consumidor tenha efeito imediato: por meio da Central de Report, já disponível no site oficial da Galápagos, qualquer pessoa pode comunicar uma inconformidade em qualquer produto, a qualquer momento. Cada ocorrência será avaliada diretamente pela equipe de Produtos, que será responsável por confirmar se há, de fato, uma inconformidade; a partir daí, outras áreas internas são acionadas para a abertura de um processo prioritário.
Com isso, além do ganho em velocidade, também será possível informar rapidamente às lojas parceiras sobre a situação de revisão do produto para que possam orientar melhor seus clientes, enquanto é desenvolvida uma solução oficial que será divulgada poucos dias depois.
É importante ressaltar que cada ocorrência receberá medidas específicas para o produto reportado e que soluções como a reimpressão de componentes dependem de muitos fatores, como disponibilidade do estúdio, fábrica, janela de produção, entre outros; e que nem toda errata terá reimpressão. Ainda assim, todo problema reportado terá revisão prioritária, com tempo de resolução em até 15 dias úteis.
Na própria página da Central de Report também estará sempre disponível um painel atualizado, informando quais produtos estão atualmente em revisão prioritária e quais as resoluções publicadas para cada um, bem como link para as possíveis erratas.
A ação corretiva rápida, apesar de extremamente necessária para dar ao consumidor mais tranquilidade ao adquirir os produtos, é apenas uma pequena parte do foco das iniciativas da Galápagos. Toda a reestruturação tem como objetivo principal tornar a própria Central de Report um canal temporário que, dentro de alguns meses, se tornará quase obsoleto com os padrões de controle de qualidade atingidos. Muita energia e investimento têm sido colocados para impedir desvios direto na fonte, de forma preventiva, diminuindo a possibilidade de os produtos apresentarem inconformidades. A expectativa é de que os resultados práticos do projeto sejam sentidos pelo consumidor já nos próximos meses.
Um dos produtos que já receberam essa tratativa, e nesse caso em especial de forma completa, é um dos lançamentos mais aguardados do final de 2020: Nemesis.
Além de ostentar a fama de um dos lançamentos mais esperados dos últimos tempos aqui no Brasil, Nemesis traz uma experiência que pouquíssimos títulos no mercado conseguem proporcionar, com a alta imersão e momentos de tensão como elementos fundamentais do jogo. Com isso em mente, a Galápagos realizou a revisão prioritária do produto e decidiu por reimprimir os componentes que possuíam inconformidades, incluindo o manual de regras. Também foi disponibilizada na página do produto a errata oficial, para que os consumidores tenham acesso às correções.
Apesar de existirem inconformidades em apenas alguns dos componentes do jogo, a Galápagos fará a reimpressão de todos os itens (no caso de um mesmo grupo de cartas), e não apenas daqueles que possuem erros. Essa decisão foi tomada para manter o padrão visual e de impressão entre os componentes de um mesmo grupo de cartas, já que cada reimpressão pode apresentar leves variações de cor, o que é relativamente comum a cada tiragem diferente que é produzida. A reimpressão de apenas itens com inconformidades traria aos clientes o risco de obter cartas com tonalidades diferentes para misturar às que possuem.
Para exemplificar: se uma das Cartas de Item Amarelo apresenta uma inconformidade, o grupo completo das 30 Cartas de Item Amarelo será reimpresso, mesmo que apenas uma delas apresente o problema.
A lista abaixo contém todos os materiais que serão repostos. Ressaltamos, novamente, que esta não é uma lista de inconformidades do jogo Nemesis, e sim dos materiais que serão repostos, contando com as impressões excedentes e que serão disponibilizadas a cada cliente que possuir uma versão do jogo distribuída pela Galápagos e suas lojas parceiras. Para conferir a errata oficial do jogo, acesse a página do produto no site oficial da Galápagos.
Os materiais confirmados para reposição são:
1 Livro de Regras;
Todas as 30 Cartas de Item Amarelo (Técnico);
Todas as 30 Cartas de Item Verde (Médico);
Todas as 30 Cartas de Item Vermelho (Militar);
Todas as 12 Cartas de Item Azul (Construído);
Todas as 6 Cartas de Item Inicial (Arma) de Personagem;
Todas as 12 Cartas de Busca de Item de Personagem;
Todas as 5 Cartas de Ajuda;
Todas as 60 Cartas de Ação;
Todas as 8 Cartas de Fraqueza das Intrusoras;
Todas as 7 Cartas de Objetivo Solo / Coop;
Todos os 2 Folhetos de Cômodo.
A chegada dos componentes está prevista para setembro de 2021, quando a Galápagos irá entrar em contato com lojistas e consumidores para informar sobre o processo correto para solicitarem os itens reimpressos.
A Galápagos agradece a compreensão e engajamento dos consumidores e parceiros. Esse é o primeiro resultado de muitos meses de trabalho. Normalmente, esse esforço é silencioso e nem sempre chega com tantos detalhes a todos, mas é importante que seja ressaltado que essa busca por excelência não para por aqui e os esforços têm em vista elevar o nível não só do trabalho da Galápagos, mas do mercado como um todo.
Confira abaixo um guia rápido sobre as principais políticas, caso ainda tenha dúvidas:
O que são inconformidades?
Inconformidades, ora referidas como erros ou inconsistências, são ocorrências que criam um desvio no resultado esperado.
Quais os tipos de inconformidades?
Classificamos as inconformidades em duas categorias: fabril e editorial
Fabril: Quando originadas por desvio em processo ou manuseio durante a fase de fabricação do produto.
Exemplos: tamanho, cor, formato, dimensões, peso, apresentação dos componentes em geral, etc.
Editorial: Quando ocasionadas por desvio em processo durante a fase de localização.
Exemplos: ortografia, gramática, terminologia específica, incoerência de significado com a versão original, etc.
É importante lembrar que escolhas editoriais, como versões nacionais dos nomes de criaturas, personagens ou locais não figuram como inconformidades.
Como uma inconformidade é corrigida?
As inconformidades sempre são corrigidas por meio de publicação de erratas e/ou versões atualizadas dos manuais, procedimento já bem comum no mercado editorial. Em casos específicos, as erratas podem provocar a necessidade de disponibilização de arquivos com layouts corrigidos para que o consumidor tenha acesso ao material caso deseje operar uma adaptação em seu produto ou até reimpressões de componentes. Nesse último caso, é dependente de avaliação interna da própria Galápagos, bem como a disponibilidade do estúdio oficial e locais de produção originais.
Como comunicar uma inconformidade?
As inconformidades devem ser reportadas por meio da Central de Report, nova seção do site da Galápagos exclusiva para esta finalidade. Nela, qualquer pessoa que deseje comunicar uma inconformidade deve preencher os campos disponibilizados, fornecer dados pessoais para contato e sinalizar em qual jogo foram localizadas as inconformidades.
Uma vez recebidas as informações, a Galápagos analisará a ocorrência, verificando se a inconformidade é procedente.
Para que o maior número possível de consumidores possa ter acesso à solução apresentada pela Galápagos, é disponibilizada na mesma página um painel que tem atualizações constantes.
O que é o painel Central de Report?
O painel Central de Report é a página que centraliza todas as informações - incluindo links para acesso de erratas - sobre os títulos que estão sob processo de revisão; apresentando, também, as ações a serem tomadas, seus prazos e o atual status da remessa.
Encontrei uma inconformidade em um jogo e comuniquei a Galápagos através do portal. O que acontece agora?
Cada ocorrência recebida através do portal será analisada pela equipe de qualidade e todas passarão pelo mesmo processo, sendo sua situação oficializada ali mesmo no painel presente na página e culminando na solução da ocorrência através das vias cabíveis para aquele produto.
O primeiro passo é averiguar se aquela ocorrência é, de fato, uma inconformidade. Se for categorizada como inconformidade, o produto passará por processo de revisão. Quando esse processo for concluído, a equipe chega a uma solução cabível para o produto: errata oficial, que pode ou não resultar em reimpressão de componentes, além da atualização do produto em caso de tiragens futuras.
Todo o processo terá seu status atualizado na Central de Report, onde os consumidores podem acompanhar o andamento e prazos previstos para a solução.
Um dos jogos da minha coleção está listado na Central de Report. Receberei reimpressão dos componentes?
Se um jogo for listado na Central de Report, isso não significa que ele automaticamente receberá reposição de componentes. Todos os consumidores podem acompanhar o processo de revisão na Central, assim como as medidas de correção que serão adotadas para um determinado produto. Todo produto que possuir inconformidade reportada terá solução oficial disponibilizada.
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