A criação do anel decodificador

Original em inglês por Cephalofair, versão em português por Galápagos Jogos | 11 de novembro de 2015

Eu poderia falar muito a respeito disso, mas já existe um ótimo debate sobre o assunto lá no site da Stonemaier Games (em inglês) então sugiro que leiam lá.


Eu realmente espero e torço para que o Gloomhaven se torne um jogo perene – algo que suba nos rankings do Board Game Geek e venda muitas cópias por muitos e muitos anos. É meio que um sonho, quase uma ilusão, mas eu realmente acho que ele tem potencial. Então, logo de cara, eu sabia que eu não queria ter nenhum exclusivo de Kickstarter nele pois eu não queria nenhuma barreira de compra para alguém que apenas ficasse sabendo do jogo dois ou três anos depois do lançamento. Eu quero que as pessoas entrem numa loja, paguem um valor e saibam que estão adquirindo a experiência completa.


Mas ainda assim eu me encontrei em um conflito de ideais durante o Kickstarter do Gloomhaven, porque eu sinto ter uma certa obrigação com os apoiadores do Kickstarter, de fazê-los sentirem que estão levando algo substancial por ajudar a financiar o jogo agora em vez de esperar até que ele esteja nas lojas. Sem eles, o jogo nem existiria.


Isso não é uma hipérbole. Eu não tinha dinheiro para continuar desenvolvendo o Gloomhaven e eu certamente não tinha o dinheiro para fazer uma impressão em larga escala do jogo. O Kickstarter é essencial para o meu negócio, e eu sou imensamente grato a todos os meus apoiadores e a todos que compraram o jogo na pré-venda, mesmo sabendo que ainda levaria cerca de um ano até que eles recebessem o jogo.


Então, basicamente, eu queria uma forma de mostrar meu apreço a todos os maravilhosos apoiadores, sem que isso arruinasse a experiência de quem comprasse o Gloomhaven três anos depois do lançamento. Este é um caminho difícil de seguir. Ele me levou a um Dia Obscuro durante o Kickstarter, mas no fim das contas gerou uma das ideias mais legais que eu já tive.


Então, o que aconteceu primeiro foi que eu escrevi este post (em inglês). Eu posso tentar resumir, mas realmente seria melhor se você fosse lá ler, e então ler todas as centenas de comentários que foram feitos (lembrando que tudo isso está em inglês). Eu achei que seria legal incluir uma miniatura extra na caixa do Kickstarter – algo que não mudaria a jogabilidade do jogo de forma alguma – e as pessoas no geral decidiram que isso seria uma coisa bem estúpida.


Não estava sendo um bom dia. Eu achei que tinha achado a solução ideal para o meu problema, mas acabou que eu só estava piorando a situação.


Mas uma coisa que eu escrevi naquele post acabou grudando no fundo da minha mente – a ideia de um anel decodificador. Era só uma piada que eu tinha feito – uma metáfora besta sobre o que a miniatura extra seria: alguma coisa para fazer os apoiadores se sentirem bem, como se eles fossem parte de um clube especial.


A ideia da miniature era ruim. Ninguém queria de verdade, e deixaria a produção mais cara. Essencialmente eu apenas jogaria dinheiro no lixo em defesa de um ideal.


Mas a ideia por trás da miniatura – a ideia de um anel decodificador – era boa. Mas por que o anel decodificador deveria ser uma piada? Por que ele não poderia ser exatamente isso?


Então eu escrevi outro post (em inglês).

Uma possível versão alternativa da capa do cartão de agradecimento. Todo mundo gosta de Comic Sans!

Você deveria ler aquele post lá também, (em inglês, lembre-se) mas a ideia básica é que os apoiadores teriam acesso a um decodificador de símbolos para que eles pudessem ler mensagens secretas dentro do jogo. Isso adicionaria uma camada extra de diversão à jogabilidade e eu poderia fazer umas loucuras com isso. E o melhor de tudo, ele no fundo seria um exclusivo não-exclusivo, porque o decodificador de símbolos certamente seria postado no BGG ou em algum lugar para que as pessoas que comprassem o jogo depois tivessem a chance de usá-lo, mas ele ainda daria aos apoiadores a sensação de ter participado de algo especial.


Beleza, então essa era uma boa ideia. Estou orgulhoso dela, claro, mas eis o motivo dela ser uma excelente ideia: isso não precisa terminar no Gloomhaven. Minha política na continuação da minha empresa é de incluir um “anel decodificador” em cada projeto de Kickstarter que eu faça. Cada um deles decodificará mensagens secretas e importantes dentro do jogo, e também mensagens secretas dentro de outros jogos.


Pense nisso por um segundo. Quando você abrir a sua caixa do Gloomhaven, você não apenas encontrará mensagens que você poderá decodificar com o decodificador providenciado, mas você também verá mensagens que não poderá decifrar até o lançamento de um jogo futuro. E você encontrará mensagens nesse jogo futuro que só poderá decifrar usando o decodificador do Gloomhaven.


Eu acho que isso adicionará um sentimento de singularidade para as edições de Kickstarter do jogo sem de fato fazer nenhum conteúdo exclusivo, já que as imagens dos códigos e do decodificador inevitavelmente estarão na internet.


Eu estou muito empolgado para ver como isso tudo funcionará no futuro. Toda vez que eu penso sobre as coisas legais que estarão no Gloomhaven, fica ainda mais difícil esperar pelo lançamento dele. Eu não vejo a hora de as pessoas jogarem o jogo e descobrirem todos os seus segredos fantásticos!

SIGA-NOS

_________________________________________

Todas as marcas pertencem legalmente à Galápagos e a seus parceiros. Todos os direitos reservados.

Ilhas Galapagos Comércio de Brinquedos e Serviços LTDA EPP. CNPJ 15.605.065/0001-38.

Rua Mourato Coelho, 936, conj. 31 Pinheiros - CEP 05417-001.